Imperialismo e Guerra do Transvaal

Posted by: Allan Mendes" / Category:

E ai pessoal Vamos Lá Todos Juntos no três... 1... 2... 3... Bem vindo Júlio faça com que esses bostas do Allan e do Rodrigo postem alguma coisa.


Bem pessoal vocês acham que é fácil? Vocês abrem essa página admiram desenhos engraçados, vê vídeos engraçados e não lê nada de útil do movimento escoteiro

Todo mundo já deve ter ouvido a história do cerco de mafeking, onde B.P observou como poderia usar os jovens para tarefas como entrega de mensagens, primeiro socorros, cozinha para que os soldados pudessem combater.
Vamos expandir um pouco mais essa história.
Com a revolução industrial inglesa, foi aberta novos oportunidades e novos horizontes, mas para novas indústrias é preciso gente comprando e matéria prima para se produzir bens de consumo. Sendo o mundo cheio de escravos seria necessário "libertar" todos para que eles ganhassem salários e comprassem esses novos produtos. Crítica a Revolução industrial (tempos modernos)
Foi então que a Inglaterra pressionou todos os países a libertarem seus escravos e como era muito boazinha decidiu levar a civilização para os países africanos. Em 1830 com a conquista da Argélia pela França começou a partilha da África. É ai que entra Baden Powell jovem militar que tem a oportunidade de visitar o mundo em todas as colônias que dispunham a Inglaterra.
Até 1914 o mapa do mundo estava dividido assim.
Esse foi o contexto que levou em 16 de Dezembro de 1880 a Inglaterra anexar ao seu território a República do Tranasvaal, mas esse era um território que já pertencia aos boêres (colonizadores de origem holandesa), 7 anos depois os boêres conseguiram força suficiente para se revoltar contra a Inglaterra, depois de várias batalhas perdidas o Reino Unido assinou um tratado de paz com os vencedores.
Soldados Boêres.

No dia 11 de Outubro de 1899 a Inglaterra rompe o tratado de paz e tenta novamente anexar a República do Transvaal que eram ricas em jazidas de diamante, ouro e ferro. Os bôeres se revoltaram novamente e atacaram os soldados britânicos, além de tentarem tomar vários entrepostos comerciais como a cidade de Ladysmith e Kimberley e Mafeking. Os soldados britânicos conseguiram segurar os ataques até 1900 quando chegaram reforços britânicos para vencer a batalha.

É isso galera no próximo post vamos ver como foi esse ano de 1899 a 1900 para Baden Powell e como isso influenciou na sua criação do escotismo
Abraços


0 comentários: