Acampamento De Brownsea PT 1

Posted by: Rodrigo Alves'' / Category:

mpossivel falar de escoteiros sem ao menos mencionar browsea!,brownsea teve suma importancia no escotismo(talvez porque elel começou ali ¬¬'')Impossivel falar de escoteiros sem ao menos mencionar browsea!,brownsea teve suma importancia no escotismo(talvez porque elel começou ali ¬¬'') Nos meados de junho de 1907, certo dia, Robert S. S. Baden Powell, o primeiro Chefe Escoteiro do Mundo, escreveu cartas a alguns de seus velhos amigos do Exército e suas esposas, que eram pais de rapazes de 11 a 14 anos, alunos de afamados colégios particulares: Harrow, Eton, Chaterhouse e outros. “Proponho-me a realizar um acampamento de 18 rapazes selecionados”, escreveu ele, “para aprender Escotismo durante uma semana das férias de agosto. O acampamento, por permissão generosa de C. Van Raalte, Esq., será realizado na ilha de Brownsea, em Poole”. E continuava sua carta delineando o adestramento que os rapazes teriam e assegurando aos pais que “estava cuidadosamente planejado o fornecimento de alimentos, a cozinha e as medidas sanitárias”. Incluía uma lista do material de acampamento e roupas.

Dias depois enviou convite semelhante às Companhias de Brigada de Rapazes (Movimento juvenil já existente) de Bournemouth, dando à 3 outros rapazes que fossem alunos de escolas secundárias do governo, ou empregados em fazendas, ou filhos de operários. O efetivo inicialmente pretendido de 18 se elevou a 21 pois todos queriam acampar com o herói de Mafeking” que 217 dias defendeu esta cidade situada na Guerra dos Boers. Mais tarde B.P. decidiu levar como seu “Ajudante” um sobrinho de 9 anos, órfão de pai. E convidou seu companheiro de armas, o Major Kenneth McLaren para seu Assistente.

No anoitecer do dia 31 de julho todos os participantes do que seria o 1º acampamento Escoteiro do Mundo, se encontraram na ilha de Brownsea na costa sul da Inglaterra. Do dia seguinte em diante e durante 7 dias B.P. pos a prova do que ele chamava “Esquema do Escotismo”. E agora, 60 anos depois, todos os Chefes Escoteiros podem dar as seus Escoteiros as mesmas emoções, seguindo fielmente o programa realizado no Acampamento da ilha de Brownsea.

1º DE AGOSTO - PRELIMINARES

Formação das Patrulhas - Na primeira manhã os rapazes formaram quatro Patrulhas com os mais velhos como Monitores. As Patrulhas receberam seus nomes e cada rapaz recebeu as fitas de Patrulha de cores distintas para por no ombro: Maçaricos-amarelo; Corvos-vermelho; Lobos-azul; Touro-verde. As fitas tinham 2,5cm de largura, em dois pedaços de 45 cm de comprimento, dobrados ao meio, e pregados com um alfinete de segurança, um sobre o outro no ombro, dando quatro pontas de 22cm. Cada Monitor portava um bastão curto com uma bandeira triangular branca tendo a silhueta de cabeça do animal da Patrulha pintada em verde, com as letras BA, primeira e última de Brownsea. Os Monitores usavam, como distintivo, uma flor de liz de feltro branco na frente do boné escolar. Não havia uniformes.

Distribuição dos Deveres - Cada membro da Patrulha recebeu um número: Monitor, nº 1; Submonitor, nº 2, etc. Os Escoteiros tinham que trabalhar em pares “como camaradas”. As responsabilidades da rotina diária de trabalho foram explicadas. As Patrulhas foram localizadas no campo, cada uma com uma barraca.

Programa Diário - Cada dia teria um tema próprio: Técnica de acampamento, observação, artes mateiras, etc. O Assunto do Dia poderia ser explicado e praticado num triplo ataque . “Por exemplo”, explica B.P., tomemos um detalhe do assunto “Observação” que é Rastrear: no Fogo de Conselho contaremos aos rapazes algumas interessantes estórias que mostrem o valor de ser hábil em seguir rastros. Na manhã seguinte ensinaremos a ler os rastros fazendo pegadas de diferentes rapazes, em diferentes passos, e mostrando como lê-las e deduzir seu significado. À tarde daremos o jogo “Rastreando o Cervo”.

Adestramento dos Monitores - Cada dia Baden Powell passava em revista com os Monitores o programa do próximo dia, instruindo-os nas habilidades de campos necessárias. “O Sistema de Patrulhas”, escreveu B.P. após o acampamento, “foi o segredo do nosso sucesso. Foi dado a cada Monitor completa responsabilidade sobre a conduta de sua Patrulha em qualquer ocasião, no acampamento ou no campo. A Patrulha foi a unidade para trabalhos e jogos. Cada Patrulha estava acampada num lugar separado. Confiava-se a honra dos rapazes o cumprimento das ordens. A responsabilidade e a rivalidade competitiva foram, desta maneira, simultaneamente estabelecidas e um bom padrão de desenvolvimento foi assegurado através do dia-a-dia da Tropa”.

2 DE AGOSTO - TÉCNICA DE ACAMPAMENTO

Construção de Abrigos - Ver “Escotismo para Rapazes”, páginas 132 e 135.

Fazer Colchões - Ver “Escotismo para Rapazes”, páginas 174 e 175.

Nós - Ver “Escotismo para Rapazes”, páginas 128 e 132. Atividade prática na página 147.

Acender o Fogo - Ver “Escotismo para Rapazes”, páginas 178 e 179. Para o fogão estrela, ver páginas 166 e 167.

Cozinhar - Ver “Escotismo para Rapazes”, página 176. Carne na brasa e cozinhando aves e peixes, ver página 177. “Dampers”, ver página 180.

Jogos para a Saúde e Resistência Física - "Corpo a Corpo", ver “Escotismo para Rapazes”, página 279. "Caça ao Urso" - Um dos rapazes maiores é o urso e tem 3 bases nas quais ele pode se refugiar e estar a salvo. Ele leva um pequeno balão de borracha cheio de ar nas costas. Os outros rapazes estão armados com bastões de palha amarrados por um cabo (ou jornal enrolado) e com os bastões procuram fazer estourar o balão, enquanto o urso está fora da base. O urso tem um bastão semelhante com o qual procura tirar os chapéus dos caçadores. Se isto acontecer o caçador está morto, mas o balão do urso tem de ser arrebentado para que ele seja considerado morto.

Fogo de Conselho - Ver “Escotismo para Rapazes”, página 171.

3 DE AGOSTO - OBSERVAÇÃO

Seguir Rastros - Ver, para a atividade prática de rastreio, “Escotismo para Rapazes”, páginas 212. “Memória de pegadas”, ver página 213. “Seguindo a Pista”, ver página 214. Ou ver o primeiro período da página 213 - Envia-se um rapaz com ferros especiais para fazer pistas e deixa-se a Patrulha rastreá-los. Os ferros para fazer rastros são uma invenção do Sr. Thompson Seton e podem ser amarrados às solas do sapato do Escoteiro como um par de patins, de modo que, onde quer que ele vá, deixa um rastro semelhante ao de um cervo.

Dedução - Ver para atividade prática de dedução, “Escotismo para Rapazes”, página 224, último período.

Treinando a Visão - “Mostrador manchado”- ver páginas 197 e 198. “Visão rápida” - pode ser ensinada com o mesmo mostrador, permitindo aos Escoteiros ficarem bem perto, mas mostrando o quadrado de papelão por apenas 5 segundos, e deixando-os marcar os seus cartões de memória. O que tiver o desenho correto, vence.

Atividade Noturna - Nesta noite e nas 3 seguintes os rapazes de Brownsea tiveram a parta mais emocionante da sua experiência de acampamento: “Cada noite uma Patrulha ficou de serviço como sentinelas noturnas de um posto avançado. Entregamos rações de farinha de trigo, batatas, carne, chá, etc. e foram enviadas um lugar indicado para fazerem um bivaque e passar a noite. Cada rapaz levava seu casaco e cobertores, uma panela e fósforos. Ao chegarem no local, acendiam os fogos e cozinhavam o jantar, depois do qual as sentinelas foram colocadas em seus postos e o bivaque armado. O Piquete noturno era espionado e verificado se estava alerta para da alarme no caso de aparecerem “inimigos”, pelos Monitores das outras Patrulhas e por mim, pouco antes das 11 horas da noite. Após isto as sentinelas eram retiradas e o piquete se preparava para passar a noite, voltando ao acampamento na manhã seguinte, em tempo para fazer o desjejum”.


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